Harmonização

05/07/2012

Noite na Adega, jantar harmonizado do Garcia & Rodrigues

Olá! Bem vindos à TV Sommelier !

Noite alegre e descontraída no Garcia e Rodrigues, da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O evento noite na adega, foi cuidadosamente organizado pelo sommelier Ramon Justino. Ele nos deu boas vindas e registrou a presença da TV Sommelier .

Ramon Justino:  ” A TV Sommelier é um canal especializado em vinhos, na verdade, é um site na internet especializado em vinhos. ”

Ramon  harmonizou o jantar que foi elaborado pelo chef da casa, Hélio Moura, com vinhos franceses. Os comensais ouviram atentamente as explicações  e puderam desfrutar um jantar delicioso. Anote as dicas do Sommelier Ramon Justino.

Ramon Justino: ” Pra iniciar um espumante como boas vindas que foi um Kriter Brut, da Bourgonha, feito com Chardonnay e Chenin Blanc, harmonizando com os canapés do Garcia & Rodrigues. E esses canapés foram de caviar Mujol, salmão, crepe de parma. Logo depois, servimos a entrada que foi o duo de cavaquinhas e lagostinhas e mini-ratatouille, harmonizando com o Château Bel Air Ponchet, da região de Bordeux, França, da sub região de Entre de Mer. Feito com sauvignon blanc, semion e moscatelli. Logo o segundo prato de entrada harmonizou com o mesmo vinho, o Château Bel Air Ponchet, que foi o agnolotti de camarão, com molho de lagostinhas, espetacular. O primeiro prato principal o Château Paul Mas, Clos de Mûres 2009, da região de Languedoc, produzido com shiraz,  mourvèdre e grenache, um vinho espetacular, muito macio que harmonizou muito bem foi a  galinha d’ Angola com quinua real. Quinua Real que é um cereal espetacular, colhido a 3.200 metros de altitude, na Cordilheira dos Andes. Pro segundo prato principal tivemos um Château Noaillac 2006 Cru Borgeois, harmonizando com o parmentier de cordeiro, com purê de batatas baroas, ao jus de cogumelos. O parmentier de cordeiro ele é feito com as costeletas de cordeiro, em um purê de batata baroa com um molho de cogumelos Paris e shitake. Pra finalizar tivemos um Sauternes,  o Château Gravas 2008, que é feito de 95% de semillion com 5 % de sauvignon blanc, harmonizando com um clássico mil folhas de morango, a base de creme pâtisserie, massa folheada e morangos em lâminas. A harmonização foi espetacular, o vinho doce, mais doce que a sobremesa, fez uma harmonização perfeita e teve um realce. O que é muito importante numa harmonização é que a soma de dois e dois não dê quatro, mas dê cinco para superar as expectativas. E eu acho que hoje nós conseguimos isso aqui.

O Sommelier decantou à vela um dos vinhos servidos e explicou a técnica.

Ramon Justino: ” A arte de decantar um vinho à vela é identificar se uma borra de um vinho tinto, que já tem uma certa guarda, que já é um vinho envelhecido, essas borras não passem para o decanter e consequentemente passem para a taça do cliente, isso é um serviço que é comum , mas que é pouco paraticado.”

O noite na adega foi idealizado por Rosa Wilbert, ainda no antigo Garcia e Rodrigues do Leblon.

Rosa Wilbert: ” E o vinho e um jantar dessa forma como é feito ele faz isso, ele realmente harmoniza, essa é a palavra chave. ”

A noite preparada por Ramon Justino e chef Hélio Moura terminou em grande estilo, digno dos grandes espetáculos.

Compratilhe com seus amigos: