22/08/2016
Degustando Vinhos – A Prática da Degustação para Iniciantes e Iniciados – novo Livro de Euclides Penedo Borges.
Uma ótima dica para quem quer aprender a degustar vinhos é o novo livro de Euclides Penedo Borges, engenheiro, enófilo e produtor de vinhos. O livro Degustando Vinhos – A Prática da Degustação para Iniciantes e Iniciados – tem uma linguagem acessível não só para quem quer desvendar o mundo de baco, mas também para os enófilos iniciados e profissionais da área.
Euclides Penedo Borges é também a transcrição da experiência de um homem que se encantou e decidiu dedicar sua vida ao vinho. Na entrevista abaixo, ele conta um pouco dessa trajetória.
TV Sommelier: Como você entrou no mundo do vinho?
Euclides Penedo Borges: Apesar de ter formado em Engenharia Civil, especializei-me em Siderurgia na Alemanha. Durante meu estágio por lá fui iniciado nos vinhos alemães por companheiros de trabalho. Passei a colecionar rótulos e a iniciar-me no mundo do vinho. Minha vida profissional obrigou-me a inúmeras viagens internacionais nas quais, sempre que possível, procurava aprofundar-me no assunto. Aos poucos fui percebendo como o tema “vinho” era muito mais que uma bebida agradável e excelente parceiro nas refeições. Meu amor pelo vinho aconteceu paralelamente ao meu gosto pelas artes, pela música e pelo turismo.
TV Sommelier: Quando e como você passou a ser um empresário do mundo do vinho?
Euclides Penedo Borges: Há treze anos um ex-colega de trabalho, que havia assistido uma palestra minha, perguntou-me se eu teria interesse em participar de um projeto na Argentina com outros brasileiros. Aceitei e tornei-me sócio no projeto que se transformou, hoje, na Bodega Otaviano, localizada em Mendoza, Argentina, aonde são elaborados os vinhos da marca Penedo Borges.
TV Sommelier: Quais as suas uvas e regiões preferidas?
Euclides Penedo Borges: Tenho forte inclinação pela Malbec e pela região de Mendoza, principalmente por ter conhecido mais de perto através da Bodega Otaviano. Mas sou particularmente inclinado, e isso bem antes de tornar-me empresário, por vinhos tintos italianos como Brunello, Amarone e Chianti Classico, e por brancos franceses como o Chablis.
TV Sommelier: Ao longo de todos esses anos como professor na ABS, o que mudou no perfil dos alunos?
Euclides Penedo Borges: Nos últimos 20 anos passaram em torno de 6 mil alunos pelas minhas aulas. Muita coisa mudou, principalmente a idade dos participantes, hoje bem mais jovens, assim como temos muito mais mulheres nas salas de aula. O vinho tem alcançado muito mais pessoas com interesse pela bebida, assim como quem não bebe. O interesse em geral ampliou-se.
TV Sommelier: Por que decidiu incluir destilados como o Cognac no livro?
Euclides Penedo Borges: Apesar de ter uma linguagem bastante acessível, o livro é destinado também a sommeliers. Senti que, para esse público, deveria abranger também bebidas como destilados e cerveja. Serão de muita utilidade para os profissionais.
O livro propõe uma abordagem inovadora e menos técnica “Degustando Vinhos” pensa na praticidade e não se prende apenas à realidade de profissionais. O livro inclui ainda um apêndice dedicado à degustação de bebidas como Cognac, armagnac, whisky, cachaça de alambique e cervejas. “São produtos cada vez mais constantes nos salões dos restaurantes, é preciso acompanhar o mercado”, frisa o autor, que dedicou 12 páginas ao assunto.
A publicação é dividida em quatro partes: Prática de Degustação, Análise Sensorial, Particularidades e Exercícios, e ainda Uvas e Aromas. Na primeira trata das etapas da degustação através de comparativos com experiências quotidianas.
Em A Análise Sensorial o autor detalha os exames visual, olfativo e gustativo do vinho, além de comentar temas como o potencial de guarda e avaliação de rótulos. Em Particularidades distingue a degustação de brancos, tintos, rosados, espumantes e vinhos de sobremesa, além de propor exercícios de degustação.
Já a quarta e última parte lista as principais variedades de castas brancas e tintas, seus respectivos aromas, e compila nomes de produtores referência, uva por uva. Ao final do livro o leitor encontra o “Vocabulário do Degustador”, um apanhado com quase 150 verbetes do mundo do vinho.
Em meio à lista é possível encontrar expressões como encorpado, brilhante, fim de boca, amplo, sedoso, e seus respectivos significados.
Quem quiser já pode garantir um exemplar. O livro pode ser encontrado na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro e em São Paulo na Livraria Cultura.
Boa leitura!
SERVIÇO:
Título: Degustando Vinhos – A Prática da Degustação para Iniciantes e Iniciados
Autor: Euclides Penedo Borges
Editora: Mauad X
Número de páginas: 280
Preço sugerido: R$ 75.
Pontos de venda:
- Livraria da Travessa – Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 loja 205 A – Leblon – Rio de Janeiro – Telefone (21) 3138-9600
- Livraria Cultura – Av. Paulista, 2073 loja 153 – São Paulo – Telefone (11) 3170-4033
Sobre a Otaviano Bodega & Viñedos:
Localizada em Mendoza, Argentina, no município de Luján de Cyuo, a Otaviano Bodega & Viñedos conta com um terreno de 70 hectares, sendo 48 de vinhedos. A vinícola tem capacidade de produção de 400 mil litros de vinho por ano. Em 2004 o autor tornou-se sócio-diretor técnico do empreendimento, criando a linha Penedo Borges. Atualmente a Penedo Borges conta com doze rótulos.
Sobre o autor:
Euclides Penedo Borges é engenheiro, enófilo, escritor e produtor de vinhos. Em 1995 passou a se dedicar à Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro, aonde atua como professor, palestrante e diretor executivo. Este é seu sétimo livro, dentre um título sobre whisky, cinco sobre vinhos e um ensaio biográfico. O autor é membro da Federação Internacional de Escritores de Vinhos e Espirituosos, em Avignon, França.